Por dentro da História: Mass Effect

Bem vindos ao primeiro por dentro da história da Guide PC Gamers, uma série de artigos em que pegamos jogos antigos ou novos e deixamos você leitor inteirado em cada mínimo detalhe sobre a história de um jogo curiosidades sobre o mesmo, o escolhido da vez para iniciar esse pequeno projeto e minha trilogia favorita do mundo dos games, que ira receber um remaster em maio então se os gráficos ou a jogabilidade do jogo por ser antigo te afastou de experimentar um dos melhores shooters RPG de todos os tempos agora é sua chance.

Mass Effect foi um dos primeiros shooters RPG que fizeram sucesso com uma história envolvendo políticas interplanetárias, algumas questões sobre racismo com outras espécies alienígenas e uma jornada para salvar o universo, Mass Effect conseguiu não só atrair fãs do gênero com uma jogabilidade boa para a época e gráficos formidáveis e de tirar o fôlego como também conseguiu prender cada jogador com uma historia envolvente com um ritmo que escala gradualmente até se tornar uma exploração de fases com inimigos com ação na medida, nada muito frenético mas também não muito parado, dado essa breve introdução vamos para a história.

Tudo começa em uma tela de criação de personagem você pode optar por ir com o modelo padrão ou fazer seu próprio personagem, dando tanto nome como modificando a aparência e sua história de origem, vale ressaltar que mesmo você dando um nome todos irão sempre se referir a você como Shepard, quando você monta seu personagem é ai que o jogo começa. Somos apresentados a uma pequena cutscene a qual vemos nosso personagem de costas enquanto três personagens discutem ao fundo e ouvimos uma das maravilhosas músicas da trilha sonora do game, o que eles discutem é sobre seu personagem tomando uma decisão que você irá saber mais a frente: eles estão ponderando se é você o candidato perfeito para proteger a galáxia. Saltando dessa cutscene temos a introdução a alguns personagens da tripulação da nave a qual você serve a Normandy, somos apresentados ao Joker o piloto da nave um dos melhores pilotos em toda a Aliança Terrestre que é a força armada de todas as nações da terra. Joker é o piadista sempre zoando e brincando com os outros, além disso ele possui uma condição genética chamada de ossos de vidro, mas isso só serviu para ele como motivador para se superar e se provar como um dos melhores pilotos da terra.

O segundo é o tenente Kaidan Alenko um dos seus companheiros de party para o jogo, Kaidan é um soldado biótico que consegue manipular elemento zero ao seu bel prazer, manipulando campos de massa e até gerando mini buracos negros para auxiliar no campo de batalha, Kaidan assim como muitos outros bióticos sofria preconceito em alguns lugares por conta de seus poderes e além do mais sofre de constantes dores de cabeça e insônia devido aos seus implantes bióticos.

Após a introdução desses dois personagens somos convocados pelo capitão Anderson, um dos mais renomados capitães da Aliança terrestre, Shepard o vê tanto como uma figura paterna quanto seu mentor na aliança. Ele foi responsável por indicar Shepard para seu posto como spectre, o personagem não tem tanto desenvolvimento no primeiro game como tem no terceiro game.

Ao chegar na sala de conferências da Normandy,  conhecemos Nihlus, um Turiano, que é uma raça de insetos sapientes em que a sua civilização é baseada no militarismo. Humanos e turianos tem um histórico de desavenças passadas que foram causas de guerra logo que a humanidade descobriu os Mass Relays, porém esse turiano em especial é um espectre uma divisão de forças especiais que respondem diretamente ao conselho das raças numa cidade espacial conhecida como cidadela, ele revela junto com o capitão Anderson que ele esta lá para testar suas habilidades e ver se ele é apto a se juntar aos espectros, Shepard seria o primeiro espectro humano a entrar para os ranks da organização, para isso ele iria ver como ele agia em campo o acompanhando em algumas missões.

A missão em questão era simples chegar em uma das colônias humanas conhecida como Eden Prime e recuperar um artefato Prothean, uma civilização antiga que foi extinta a muitos anos e que por algum motivo parece que tudo sobre ela foi apagado da história do universo, as poucas coisas que se encontram sobre ela estão enterrados a quilômetros abaixo da superfície de planetas, que inclusive foi graças a uma escavação de uma relíquia na superfície de Marte que fez a humanidade começar a explorar o espaço levando a descoberta dos Mass Relays, uma simples missão de coleta, porém não seria tão fácil assim, logo quando eles estão se aproximando do planeta eles recebem uma transmissão de socorro das forças da aliança que estão no planeta, estão sendo atacados por inimigos desconhecidos a missão acaba de sair de uma simples coleta para uma operação de vida ou morte.

Chegando no planeta você e Nihlus se separam, ele vai sozinho e você leva Kaidan e um soldado comum para iniciar a busca por sobreviventes e pelo artefato, quando você desce no planeta e anda um pouco você encontra seus primeiros inimigos, que acabam matando o soldado que o acompanhava, seguindo em frente você encontra a tenente Ashley Wiliams fugindo por sua vida de um inimigo desconhecido, Ashley é uma soldado da aliança toda sua família serviu a aliança. Ela tem uma personalidade forte e um tanto explosiva, ela nutri um certo preconceito contra qualquer tipo de alienígena mas nada muito radical, ela é uma das opções românticas para o Shepard homem no jogo. Após a salvar ela revela que o inimigo são Geths, uma raça de máquinas que se voltaram contra seus criadores os Quarians, outra raça que conheceremos mais para frente, e os expulsaram de seu mundo natal, por algum motivo eles saíram de seu local e vieram atacar a colonia não sabemos o motivo.

Após essa situação vemos uma outra cutscene com Nihlus, ele chega até o espaço porto da colônia onde encontra um outro espectro seu nome é Saren, ele é uma lenda viva dentro dos espectros o melhor entre os melhores, também nutri um preconceito radical contra os humanos o que leva a sabotar a candidatura do capitão Anderson para os Spectres anos atrás. Nihlus baixa sua guarda e é morto por Saren que é quem comando o ataque a Eden Prime, Shepard encontra uma testemunha que diz o que aconteceu com Nihlus ele foge e comanda os Geths que implantem bombas na colônia para liquidar ela de uma vez, mas não antes de adquirir as informações do artefato e sabotá-lo para se auto destruir, após lidar com os Geths e as bombas Shepard encontra o artefato, que acaba sendo ativado por Ashley ou Kaidan, dependendo do gênero de seu Shepard se é homem ou mulher, pulando para salvar seu amigo Shepard é pego pelo artefato que implanta informações no seu cérebro antes de cair inconsciente e ser levado para a Normandy, lá ele conta ao capitão Anderson sobre o que ele viu mas que não são informações claras, com o Beacon destruído e Nihlus morto eles tem que voltar a cidadela e reportar ao conselho e tentar trazer Saren a justiça.

Após consultar Udina o embaixador da terra, apresentar as evidências e chamar o Conselho, Shepard vai ao encontro, nesse meio tempo ele conhece Garrus Vakarian que trabalha para C-sec e cuidou da investigação de Saren porem sem sucesso por que tudo sobre o mesmo é secreto e tudo que ele toca e limpo na mesma hora, assim dando como terminada a investigação dele ele e Shepard conversam brevemente antes dele ir até o conselho, Garrus é um Turiano que acredita que Saren esconde algo que não quer que outros descubram ele ajuda Shepard com sua investigação mas é barrado pelos seus superiores, ele é um tanto reservado e faz de tudo para completar a missão nem que para isso precise matar alguém.

Chegando no conselho, Udina apresenta suas provas e Saren se defende, como ele é algum respeitado, consegue driblar as acusações e sair impune. Perdendo a batalha, Shepard sai em busca de uma maneira de incriminar Saren de uma vez, ele fica sabendo de uma Quarian, a raça do universo com aptidão para engenharia de primeira e super inteligentes, que tem um áudio que pode incriminar Saren indo em busca dessa Quarian. Shepard reencontra Garrus salvando a vida de uma doutora que é seu contato, após saber que um bandido local sabia do paradeiro da Quarian, Shepard entra no seu esconderijo e confronta ele, agora sabendo que ela esta correndo perigo. Shepard tem um tempo limitado para salva-la, ele chega bem a tempo para ajudar salvando a vida da Quarian seu nome é Tali’Zorah nar Rayya, mas todos a chamam de Tali ela é uma engenheira uma das mais brilhantes entre seu povo, um pouco tímida mas bem energética seu objetivo de vida é ajudar seu povo a retornar a seu planeta natal.

Com o áudio contra Saren nas mãos, Shepard mais uma vez confronta o conselho que mesmo aceitando diz que não tem muito o que fazer, pois o local a qual Saren esta é fora de sua jurisdição, mas a conselheira Asari, uma raça super inteligente de mulheres azuis que podem viver mais de mil anos diz que tem uma solução, a solução em questão é tornar Shepard um espectro e assim deixá-lo caçar Saren ate os confins da galáxia. O conselheiro turiano foi contra no começo mas após Shepard dizer que “foi um espectro turiano que traiu esse conselho e foi um humano que trouxe isso ate vocês” ele não tem outra escolha a não ser aceitar, em uma das cenas mais épicas dos vídeo games você agora é Shepard comandante da aliança terrestre e primeiro espectro humano de toda a história, cabe a você trazer Saren a justiça.

Após um tempo você é convocado ao hangar antes de entrar lá você encontra um Krogan, uma raça guerreira que outrora já foi respeitada, mas que agora vive uma crise graças a uma praga genética que foi jogada sobre a raça inteira. O nome deste Krogan é Wrex, ele foi contratado para dar cabo do bandido que você deu antes dele, ele tem uma admiração por Shepard e pede para entrar na tripulação, você pode aceitar ou negar se negar ele simplesmente vai embora e você nunca mais o vê, recomendo que aceite ele é um dos melhores personagens do game, Wrex como já foi dito é um Krogan sua raça tem um histórico de serem explosivos e muito brutos, antes de serem conhecidos pela galáxia eles bombardearam o próprio planeta com ogivas nucleares, mas eles são tão resistentes que conseguiram sobreviver e evoluir para viverem em ambientes inóspitos para outros seres vivos.

Ao subir no hangar, Udina e Anderson revelam que a Normandy é sua nave e a tripulação também para ajudar a deter Saren, mas Anderson foi desligado contra sua vontade, mas isso não o deixa com raiva de você na realidade só mostrar o quão amigo ele é para o Shepard, quase um pai para ele. Antes de partir você recebe três missões a primeira ajudar uma colônia que está sendo atacada por Geths, a segunda salvar uma pesquisadora a qual a Mãe esta ligada a Saren e terceiro perseguir a comparsa de Saren em Noveria um planeta sem muito escrúpulos em relação a legalidade dos negócios que fazem nele, não importa a ordem, porém irei contar na ordem que eu mais realizo as missões.

Após deixar a cidadela Shepard vai em busca da doutora Liara T’soni especialista em protheans e arqueóloga, foi vista em um sítio arqueológico que não responde mais aos chamados, chegando no local Shepard enfrenta vários Geths e abre caminho usando o M.A.K.O um tanque usado para missões de campo, ao chegar no local e enfrentar mais Geths e um pequeno labirinto. Shepard encontra Liara presa numa gaiola de energia com os Geths tentando matá-la por algum motivo. Liara é doce e meiga, com personalidade tímida e um tanto inocente, ela demonstra interesse por Shepard assim que entra para Normandy, nem ela sabe o certo se é por sua interação com o artefato prothean ou se ela se sentiu atraída por você. Esse sentimento é novo para ela. já que ela passou mais de 200 apenas estudando os protheans. Ela é uma opção romântica para o Shepard masculino e feminino.

Você resolve um puzzle bem simples e consegue salvá-la, a equipe enfrenta um tenente krogan que vem tentar matar Liara e os outros, após uma árdua batalha Shepard e a equipe vence e tem que escapar as pressas do local que esta desabando, eles fogem e liara entra para a tripulação.

Após salvar Liara, Shepard se dirigi a Noveria onde Benezia, mãe de Liara e comparsa de Saren está se escondendo em uma das instalações de pesquisa do planeta. Ao chegar Shepard é confrontado pela segurança do local que pergunta quem eles são, Shepard usa de seu título como espectro mas ninguém acredita nele a segurança diz que ele deve abrir mão de suas armas para poder entrar, Shepard se nega e eles são confrontados mais uma vez, porém a recepcionista avisa para a segurança deixar a party passar com suas armas pois espectros estão autorizados a carregar armas no planeta. A recepcionista diz que você deve falar com o secretário para conseguir um passe de garagem e assim conseguir tirar o M.A.K.O e ir até a instalação, ao falar com o secretário e ser tratado como um qualquer ou até pior, Shepard recebe a dica mais uma vez da recepcionista para falar com um Turiano que pode adquirir um desses passes para ele, ao falar com ele, Shepard recebe uma missão de adquirir os arquivos de seu escritório que podem incriminar o secretário que está organizando ilegalmente importações de implantes bióticos e outras coisas clandestinas, ao pegar os arquivos e ser confrontados pelos mesmos seguranças que se revelam corruptos, Shepard se vê obrigado a matá-los, saindo do local encontra mais uma vez com a recepcionista que diz para ele falar com ela antes de falar com o turiano novamente, ela se revela como um agente especial da policia do planeta que estava investigando o secretário e só falta convencer o turiano a testemunhar para poder prender ele, Shepard tem a opção de ignorar ou convencer o turiano a depor de qualquer forma você consegue o passe da garagem.

Na garagem você encontra alguns Geths que estavam escondidos nas caixas que Benezia havia trazido, depois de lidar com todos eles você se dirige por uma estrada nevada em meio a uma nevasca para o complexo onde Benezia esta escondida, lá o complexo está selado e destruído pela parte de dentro você começa a procurar o motivo quando é atacado por alguns insetos gigantes que você não sabe o que são, após reativar a I.A do complexo e saber dos danos você passa a se dirigir para a parte mais profunda do complexo onde encontra alguns refugiados do local se protegendo das criaturas e dos Geths que estão ali, mais em frente você descobre que os insetos são Raknais uma raça de Aliens insetos que outrora tentaram dominar a galáxia, entretanto foram impedidos pelos Krogans e dados como extintos.

De alguma maneira os cientistas recuperaram dos destroços de uma nave um ovo de rainha e agora estavam tentando fazer um exército para Saren usar nos seus planos, depois de descobrir isso Shepard precisa limpar o complexo exterminando todos o Raknais, tendo feito isso ele parte em direção a Benezia ao confrontar e derrota-la ela revela algumas coisas a Shepard, primeiro que ela esta sendo controlada por Saren uma forma de controle mental chamado docrination que faz com que todos ao redor de Saren obedeçam ele cegamente a segunda coisa é que ele esta atrás de alguma coisa para poder entender as informações do beacon, após recuperar seu fôlego Benezia volta a ser controlada por Saren e é morta pelo grupo e se despedindo de Liara o último adeus entre mãe e filha. Ainda no complexo Shepard encontra a rainha Raknai que usa um corpo para se comunicar com Shepard, ela explica que é diferente das outras rainhas e que ela entende o porquê de sua raça ter sido exterminada e pede uma chance a Shepard, nesse momento você pode decidir ou você a mata ou então a liberta.

Com a missão de Noveria concluída Shepard recebe uma informação do conselho que um grupo de soldados deles perderam comunicação em um planeta em que acreditavam estar uma instalação de clonagem que Saren havia construído para fazer um exercito de Krogans. A Normandy agora pode ir até lá para investigar, porém Shepard decide ir até a colônia atacada por Geths, no planeta Feros.

Chegando no local a situação está grave, os colonos estão presos em um assentamento e toda hora são atacados por Geths, Shepard os ajuda e se direciona ate o complexo mais a frente de uma empresa de biotecnologia, antes de chegar lá é contatado por uma equipe de cientista que falam da situação no complexo, uma implora para Shepard salvar sua filha que esta lá enquanto o outro trata-o de formar grosseira e diz para ele ficar longe dos arquivos da empresa que estão no complexo, Shepard assim parte para o local onde agora tenta saber o que Saren queria no local para mandar todos esse Geths ate aqui, após remover a nave Geth e salvar a filha da cientista ela revela que a empresa estava conduzindo experimentos ilegais nos colonos de Zhus Hope o assentamento que Shepard salvou. Assim que chega no planeta uma criatura fúngica conhecida como o Thorian controla a mente dos habitantes e está localizado abaixo de Zhus Hope, Shepard volta para o local onde os cientistas estavam e encontra um deles fazendo ameaças, após lidar com a situação ele leva uma granada especial para poder pôr os colonos de Zhus Hope para dormir, quando chega no local onde o Thorian está ele confronta um clone Asari antes de destruir a criatura, após isso a Asari original que foi traída por Saren e foi entregue como sacrifício para o Thorian ajuda Shepard entregando a ele uma coisa chamada a cifra, que é basicamente todo o conhecimento dos protheans assim fazendo Shepard finalmente entender a mensagem do beacon, era um aviso sobre um perigo muito maior que espreita o universo os Reapers uma raça de maquinas sencientes que busca aniquilar toda a vida no universo, os Protheans foram vitimas dessa atrocidade, para trazer essa raça de volta Saren precisa de uma “arma” chamada o conduéte. Agora Shepard tem que deter ele antes de conseguir essa “arma”.

Saindo de Feros, Shepard se encontra em sua nave tentando digerir as informações passadas pelo beacon, com ajuda de Liara começa a fazer mais sentindo a busca pelo conduíte, mas parece que uma peça está faltando alguma coisa precisa ser esclarecida antes de encontrarem o conduéte que está em algum planeta que já foi habitado por protheans, Shepard e a tripulação vão até virmire o planeta onde o complexo de clonagem de Saren esta localizado chegando lá eles encontram a unidade que perdeu contato, eles explicam que não conseguiram fugir porque um canhão orbital atira em qualquer coisa que entra ou sai do planeta, a Normandy só foi capaz de entrar pois o sistema de furtividade dela era de ultima geração, porém sair seria impossível assim eles bolam um plano para explodir o local, o capitão da unidade diz a Shepard que Saren desenvolveu a cura para a genophage a praga genética que aflige os Krogans como uma punição pelos crimes da raça no passado, Wrex ,o Krogan que acompanha Shepard diz que eles precisa dessa cura para sua raça, nesse ponto se você falou com Wrex ao fim de cada missão e virou amigo dele você ira salvá-lo e manterá ele no grupo, agora se você não falou com ele e nem o manteve em algumas missões na party, você perdeu um membro da sua tripulação nesse ponto. Após esse acontecimento você precisa escolher entre um dos seus companheiros Ashley ou Kaidan para ou liderar um assalto ao local pela parte da frente ou cuidar de uma bomba termo nuclear, com o membro escolhido você parte para a missão no complexo desabilitando os canhões e invadindo o local, passando um tempo Shepard chega em um ponto em que ele encontra outro beacon escondido no local pelo próprio Saren lá ele encontra a ultima peça do quebra cabeça para encontrar o conduíte e uma coisa assustadora, um Reaper seu nome é Sovereign ele era a nave que Saren pilotava. Eles acreditavam que era uma nave, mas o que eles não sabiam era que a nave era um Reaper, uma maquina senciente.

Ele conta que o seu objetivo era ativar um Mass Realey que estava dentro da cidadela para trazer todo o exercito Reaper que estava fora do espaço da Via Láctea e o conduíte era a chave, tendo tudo isso na cabeça Shepard parte para por um fim no local e avisar a cidadela de que o local é a chave e que Saren irá atacar com seja lá o que o conduíte for, chegando no local da bomba temos mais uma difícil decisão precisamos salvar apenas um de nossos companheiros, Kaidan ou Ashley após tomar sua decisão Shepard tem um confronto com Saren que é derrotado e foge. Com a bomba armada a Normandy alça voo e sai do planeta não com uma vitória total, afinal uma vida teve que ser sacrificada. Saren ainda precisa ser detido.

Liara ajuda Shepard a pôr as informações recém adquiridas do beacon em ordem e assim descobrem o paradeiro de Saren: Ilos o planeta natal dos Protheans um planeta estéril e já sem vida a muito tempo. Quando eles iam se dirigir para o planeta são convocados pelo Conselho, eles querem saber mais detalhes sobre os resultados e paradeiro de Saren então sem escolha eles são mandados até a cidadela para reportar, assim que chegam na reunião do conselho, Udina diz que Shepard fez um bom trabalho mas que com o que ele descobriu sobre Saren eles podem descansar, Shepard se nega e diz que ira atrás de Saren porem Udina já havia planejado tudo assim que a Normandy atracou no hangar os sistemas foram travados e nave desativada assim Shepard esta preso na cidadela sem poder ir atrás de Saren. Ao falar com capitão Anderson ele diz que tentou contatar e dizer para ele não vir para a cidadela pois era uma armadilha, mas ele diz que tem um plano: dizendo para reunir todos na Normandy que ele irá conseguir liberar o acesso e eles poderão zarpar, assim que chegam na nave vemos uma cutscene de Anderson dando um soco em Udina fazendo ele desmaiar e assim liberando o acesso a Normandy mais uma vez o comandante e a tripulação partem em busca de Saren para pôr um fim em tudo.

Assim que você deixar a cidadela e atravessar o Mass Relay em direção a Illos irá ter uma cena picante com o parceiro que você escolheu, se seu Shepard for Homem será Liara ou Ashley e se for mulher será Kaidan ou Liara, após esse momento de relaxamento Shepard e a tripulação chegam em Illos, porém tem um problema os pontos de aterrissagem são muito longe assim não poderão chegar em Saren a tempo, Joker diz que ele irá conseguir então acreditando no seu amigo Shepard e sua party entram no M.A.K.O. Assim que chegam lá, Saren os vê e apressa sua tropa de Geths para entrarem mais rápido selando a porta atrás deles, após descer, Shepard mais uma vez vai em busca de uma passagem, após abrir a porta ele adentra as entranhas das ruínas Protheans e começa a seguir o caminho lá ele enfrenta uma serie de Geths tentando impedir que ele chegue adiante. Após acabar com todos eles uma estranha parede luminosa não o permite passar nem voltar seu único caminho e descer um elevador, quando chega no andar desejado eles encontram uma I.A prothean que explica os acontecimentos e o que é o conduíte os cientistas protheans conseguiram fazer um Mass Relay em menor escala que ligava a cidadela ao planeta natal deles, é isso que Saren quer uma entrada fácil dentro da cidadela sem mais tempo a perder Shepard e a tripulação partem para impedir Saren, ao chegar no local eles vêem o conduíte aberto, mas nem sinal de Saren o que significa que ele já esta na cidadela, após pisar fundo no acelerador do M.A.K.O eles conseguem adentrar e chegam até a cidadela para o confronto final.

Chegando na cidadela, Shepard parte em busca de Saren e o encontra no local do controle da cidadela, após ele ter fechado os braços e ter deixado Sovereign adentrar e começar o processo de ativação do Mass Relay, Shepard passa por fora da cidadela até encontrar Saren, lá eles tem seu confronto final então temos uma decisão importante a se fazer salvar o conselho ou deixá-los morrer. A chegada da aliança terrestre depois de fazer sua escolha e após Saren ser derrotado, Sovereign controla o corpo robótico de Saren e o enfrentamos, após uma árdua batalha conseguimos vencer. Com isso um pulso eletromagnético desativa brevemente os escudos do Reaper e assim a Aliança e as forças da cidadela conseguem destruí-lo de uma vez por todas, com uma cena emocionante do Shepard ser dado como morto e reaparecendo saltando pelos escombros de Sovereign como um verdadeiro herói ele salva a galáxia… por enquanto, afinal os Reapers ainda estão por ai e eles são a verdadeira ameaça.

 

Então chegamos ao fim do primeiro por dentro da história da Guide PC Gamers, espero que tenham gostado e que isso tenha instigado vocês a talvez dar uma chance para o jogo, espero que tenham gostado assim como eu curti escrever esse resumo da história para vocês. Muito obrigado e até a próxima!